TIPOMAKHIA

fonts  |  anatomy of the types  |  designers  |  news  |  contact  |  pt en

Designers

Tipomakhia não foi fundada, ela sempre existiu na vida do typedesigner Luciano Cardinali, só tomou forma e agora tem este espaço eletrônico.

Além das fontes produzidas e comercializadas pelo typedesigner, Tipomakhia é um espaço onde se compartilha a paixão pela tipografia.

Luciano Cardinali é artista plástico formado pela FAAP, typedesigner e designer gráfico. Começou sua atuação na ALMAP - Alcântara Machado e Periscinoto Comunicações, onde trabalhou por 10 anos como artista gráfico orientado ao desenho de letras, logotipos e diagramação. Posteriormente atuou na Lintas World Wide:Brasil, de 1987 a 1990. Começou a projetar fontes digitais em 1996, seu primeiro projeto foi a fonte Akenathon. Entre seus projetos de fontes estão a Reich, Kashemira, Paulisthania e a Thanis display e Thanis text especialmente desenvolvidas para o projeto gráfico da revista ADG.

Seus trabalhos já mereceram uma exposição retrospectiva de 10 anos na Bienal de Design em Curitiba em 1997, além de já ter representado o Brasil em várias mostras internacionais, como EUA, México, Espanha, França, Chile, Portugal, Croácia, República Tcheca, Argentina, Japão, Bélgica e Peru, além de várias mostras no Brasil, especialmente as exposições TIPOGRAFIA BRASILIS, I, II e III. Recebeu vários prêmios entre eles o 1º lugar no Prêmio Max Feffer e no prêmio Fernando Pini.

Seu trabalho é voltado para o design de logotipos, customização de tipos, e o desenvolvimento de fontes digitais institucionais para projetos extensos de Identidade Corporativa.

Foi membro da coordenação editorial da revista da ADG durante 6 anos. Foi o jurado brasileiro de três Bienais Tipos Latinos, que reúne a produção tipográfica latino-americana onde atuo como coordenador técnico representando o Brasil. Hoje integra o Conselho de Curadores da organização brasileira.

Também tem coordenado alguns dos principais workshops tipográficos, tendo como convidados pela primeira vez no Brasil, os designers Bruno Maag, David Berlow, Rubén Fontana e Pablo Cosgaya.

É professor de tipografia e design gráfico desde 1998 e autor do livro GARAMOND, letras que bailam, publicado pela edições Rosari de São Paulo, ISBN 85-88343-34.



CONTATO:
Fone: 55 11 5055 8118
avenida Jandira, 1453
Indianópolis
São Paulo - SP - Brasil
04080-007