Pena de Lata

A ponta da pena pode ser anexada a qualquer suporte que for mais confortável para a escrita.

A ponta da pena pode ser anexada a qualquer suporte que for mais confortável para a escrita.

1. O material ideal é uma lâmina de flandres um pouco mais encorpada que as de latinhas de cerveja e refrigerantes. Aqui, foi usada uma lata de thinner ou agua ráz.

2. Corte a parte de cima e de baixo da lata e depois, abra-a ao meio, deixando-a totalmente plana.

3. Defina a espessura da pena que desejar. Um bom tamanho para começar é de 7 mm de largura. Corte com cuidado usando uma tesoura comum. (crédito: L.Cardinali_2010)

4. Separe um pedaço de aproximadamente 60 mm. (crédito: L.Cardinali_2010)

5. Dobre exatamente ao meio, usando simplesmente os dedos. Não use ferramentas para não danificar o metal. Use o lado do verso, sem a tinta da impressão da lata.

6. É necessário reservar um espaço para a tinta na pena. Para isso, coloque um chave de fenda no meio da dobra para dar o formato...

7. ...e usando, agora sim, um alicate de ponta chata, aperte a base da pena deixando a ponta livre.

Depois das dobras, a pena ainda precisa de um detalhe importante.

8. Para que a tinta flua corretamente é preciso abrir ranhuras na ponta da pena.

A ferramenta ideal para essa tarefa é uma mini-retifica (pode-se usar também uma furadeira pequena com controle de velocidade) com um simples disco de corte (um tipo de lixa dura, circular&059; Por segurança, faça os cortes usando um óculos prot

9. A quantidade de ranhuras depende da largura da pena. Para esta pena de 7 mm foram feitas duas ranhuras. Não é necessário fazer um corte muito profundo, apenas o sufuciente para a tinta fluir.

11. Esta pena (foto) tem uma "autonomia" de traço de aproximadamente 30 cm com uma única carga de tinta. Isso pode variar de acordo com o tipo de tinta usada, a largura da pena e as condições da lata.

Depois de pronta, a ponta da pena pode ser montada em um pedaço de bambú ou em qualquer material de desenho como um lápis, caneta, etc.

Fácil de fazer, esta é uma ponta metálica de pena para caligrafia semelhante às paralell pens que armazenam a tinta continuamente. É bem fácil de fazer.

Indique para um amigo          Permalink Permalink          Versão para impressão

Compartilhe: facebook